English Podclass – 002 – Present: Simple and Continuous + Question Words

Audio

podclassbanner002Hey, welcome! Está começando o English PodClass, sua aula de inglês on demand!

No episódio de hoje, vamos aprender o presente simples e o presente contínuo, seus usos e estruturas, e ver alguns exemplos úteis. Shall we? Vamos lá?

download this episode ⇒ click with the right button and select “save link as”

rss feed or feedburner feed ⇒ use your favorite podcast client to listen to us


 

Transcrição (e exemplos) do episódio:

O Simple Present é utilizado quando falamos sobre o momento atual ou fatos recentes, situações constantes e repetitivas, futuro imediato e também para “verdades absolutas”. Chamamos de “verdades absolutas” toda aquela frase que indica que algo não irá mudar tão cedo:

  • The sun is hot; O sol é quente, e ao não ser que algo dê muito errado na galáxia, isso não mudará tão cedo.
  • The Earth is round; Se houver algum cartógrafo que discorde, levante a mão.

As tais “verdades absolutas” podem ser de cunho pessoal, ou seja, são verdades apenas para quem diz:

  • I like popsicles; Eu gosto de picolés e é isso que importa pra mim!
  • I don’t like Monty Python; Nem todo mundo gosta do humor britânico, não é?

Mas antes de irmos à fundo no Simple Present, precisamos definir algumas coisas. No inglês, um verbo sem conjugação (que no português chamamos de infinitivo) é precedido pelo “To”, como o verbo “To Be” ou o verbo “To Like”. A partir do momento que o verbo perde este “To” ele passa a ser flexionado, ou seja, ele entra em concordância com o sujeito:

  • To like = gostar
  • I like = eu gosto
  • You like = você gosta

A vantagem no inglês é que as conjugações verbais são bem simples e seguem regras, como veremos a seguir. Para as afirmações no Simple Present, tiramos o “To” do verbo e o colocamos após o sujeito:

  • Verb To Watch = I watch Game of Thrones
  • Verbs To Need and To Want = You need money if you want a new XBox

E como toda regra tem sua exceção, os sujeitos He, She e It fazem com que o verbo à ser conjugado ganhe um “S“. Vamos pegar por exemplo o verbo “To Play”:

  • I play the guitar
  • You play the drums
  • He plays the piano
  • She plays the flute
  • We play in a band

A regra geral é que o “S” seja adicionado após o verbo, como no nosso exemplo “plays”, mas alguns verbos precisam de atenção especial.

Os verbos terminados em -s, -sh, – ch e -x ganham -ES no final:

  • To pass = He passes the University tests
  • To wash = He washes his hand every day
  • To teach = She teaches English in a podcast
  • To mix = She mixes Portuguese and English

Os verbos terminados em consoantes seguidas de Y, trocam o Y por I e acrescentam o -ES:

  • To fly = The airplane flies really high
  • To copy = She copies the Xfiles torrent
  • To study = He studies English with PodClass

Já as negações no Simple Present precisam de um auxiliar, que depende do sujeito da frase. O “Do“, o verbo Fazer, é um “auxiliary verb” e por isso perde seu significado quando é utilizado como auxiliar no presente simples. O “Don’t” (Do + Not) será usado com I, You, We, They, e o auxiliar “Doesn’t” (Does + Not) com He, She, It:

  • I don’t want breakfast right now
  • You don’t like MMORPG
  • He doesn’t know my friends
  • She doesn’t like scary movies
  • It doesn’t work
  • We don’t eat Greek Barbecue
  • They don’t visit Sweden every year

Por fim, temos as perguntas no Simple Present. Os auxiliares de pergunta, “Do“, “Don’t“, “Does“, “Doesn’t” iniciam a frase, ficando à frente do sujeito:

  • Do you want more coffee?
  • Don’t you like Zelda?
  • Do we need to go?
  • Don’t they have a job?

Perceba que o verbo na pergunta dos sujeitos He, She, It, que na afirmação levava um “S”, volta a sua forma base, ou seja, perde o “S”.

  • Doesn’t he like Coke?
  • Does she sell books?
  • Does it work?

Welcome to the Present Progressive, ou como nós comumente chamamos: Present Continuous. Este tempo verbal é utilizado para falar sobre coisas que estão acontecendo perto do momento em que estamos falando, e também é utilizado para falar do futuro “confirmado”, como veremos mais adiante.

O presente contínuo é formado pelo Verb “To Be” seguido de um verbo de ação com sufixo -ING, o que na prática significa:

  • I am + to work + ing = I’m working a lot this days
  • He is + to jump + ing = He’s jumping rope in the yard

Nas últimas duas frases apresentadas, o Present Continuous dá sentido de que as coisas estão acontecendo enquanto falamos ou perto do momento em que estamos falando. Na próxima frase, note o uso do presente contínuo para indicar futuro “confirmado”:

  • We are + to run + ing = We’re running a 10K marathon in Boston next month

A frase dá a entender que eu tenho certeza que correremos a maratona no mês que vem, ainda que seja no futuro. Isso indica que, muito provavelmente, eu já tenho passagens compradas e estou inscrita no evento. Claro que muita coisa pode acontecer em um mês de antecedência, mas quando queremos falar do futuro quase certo, usamos o Present Continuous.

Como o tempo contínuo utiliza o Verb “To Be” em sua estrutura, suas negações e perguntas seguirão o mesmo modelo aplicado pra esse verbo.

  • I am not leaving the country soon
  • Am I going to Orlando with you?
  • You aren’t paying attention to the movie
  • Aren’t you making fun of me?
  • He isn’t working on a nuclear project
  • Is he asking her out?
  • She isn’t shopping for shoes
  • Isn’t she looking pretty?
  • It isn’t working very well
  • We aren’t going away
  • Aren’t we leaving this town?
  • They are becoming friends
  • Are they talking every day?

Até agora vimos perguntas básicas no presente simples e no presente contínuo. Uma maneira de tornar as perguntas mais ricas de conteúdo é utilizando as Question Words. Essas palavras são sempre inseridas antes do auxiliar de pergunta, e pedem mais informações sobre o que queremos saber:

  • What don’t you like to eat?
  • Where does he live?
  • When does she go to school?
  • Why doesn’t it work?
  • How do we get there?
  • Which car do they prefer?

Note que a última frase com o Question Word “Which” precisa de um objeto antes do auxiliar de pergunta, nesse caso o “car”.

  • Which CAR do they prefer?

Isso acontece pois o “Which” pede uma escolha dentro de um número limitado de opções, diferentemente do “What” que não limita as respostas.

Enfim, a última Question Word é o “Who” e seu uso é diferenciado dos demais. O “Who” pede a identificação de um sujeito, e como não possuímos essa informação no momento, não podemos escolher qual auxiliar de pergunta usaremos na pergunta.

Dessa forma, presumindo que só há dois tipos de pessoas no mundo, as de sexo masculino e as de sexo feminino, utilizaremos as características de “He/She” para o “Who”: no Simple Present, ele sempre precederá o verbo com “S” na pergunta:

  • Who watches the Watchmen?

E ele sempre usará o Verb “To Be” conjugado:

  • Who is Batman?
  • Who are you?

Neste episódio vimos os dois tempos verbais do presente no inglês: o simples e o progressivo, bem como suas estruturas e utilizações. No último bloco, vimos também como incrementar nossas perguntas usando as Question Words.

Fique ligado até o fim do programa e veja nossa dica de “expressions”!

Espero que vocês tenham gostado deste episódio! That’s all, people! See you when I see you!


There is a transcription of today’s podcast on the original post, there’s also a place where you can leave your comment: you can do it on the website “englishpodclass.wordpress.com” or you can use our facebook page “facebook.com/englishpodclass“. Don’t forget to leave your comment if you have doubts, don’t forget to visit the social network and let’s give a cheers to our prime editor, Mr. Mota! Thank you for listening to us! Good bye!


Ok now! Expressions Time! But today we have two completely different expressions. The first one is related to frustration when you are trying to talk about something and the other person or people are not understanding you and the second one is related to feelling very connected to a person or a group of people.

Ok, so the first expression is “to talk to a brick wall“. When you are talking to a brick wall you are trying to start a debate or a conversation and the person is ignoring you or not paying the proper attention, not giving you the correct attention you need to talk about something and of course you feel frustrated about it, so you feel like talking to a door as we say in Portuguese. Bricks are a material made out of clay, so they are very thick and solid and because of it not much sound goes through it; a brick wall is a representation of a barrier between you and the other person you’re trying to talk to, separating and stopping you from having a conversation.

The second expression is a good one! When you are felling very connected to a person you can say you both are “in the same wavelength“. In physics, a wavelength is the space between two waves of sound or light, whatever, that are at the same phase of oscillation, in the same rhythm, behaving eqqually. A wavelength represents the transmission of your fellings, opinions and ideas to the other person, and therefore you feel like you are sharing similiar brains and thoughts, and in Portuguese we say two people are in the same page.

So tell us, do you feel like talking to a brick wall when speaking in English or are you able to be in the same wavelength as English PodClass?

2 thoughts on “English Podclass – 002 – Present: Simple and Continuous + Question Words

Leave a comment